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Treinamento nas Empresas

Em relação ao texto sobre Mediação Corporativa em meu site, fizeram-me um questionamento que acredito possa interessar a muitas pessoas, pois representa uma vivência comum nas empresas e órgãos públicos em geral: “Sempre tive em minha empresa palestras sobre motivação, mas na prática a motivação financeira quase que inexiste. Como motivar alguém se, de antemão, ele sabe que irá trabalhar mais ganhando o mesmo? Os que ganham mais ficam quietos e aprovam tudo; os que ganham menos concordam da boca para fora; não querem perder seus empregos. O que me diz?”

O treinamento em Mediação Corporativa desenvolvido nas empresas e no judiciário vai muito além da motivação financeira; é focado na  motivação pessoal. O intuito é elevar o ser humano a fim de que ele compreenda o seu valor pessoal e o quanto é capaz de desenvolver novas e promissoras capacidades profissionais. É um olhar para o ser humano que consequentemente se reverte para o seu desempenho no trabalho. Ou seja; partindo da motivação pessoal ele terá maior estímulo para o trabalho, independente da questão financeira. Um exemplo prático é o treinamento no judiciário quando não há como “premiar” o servidor em salário, mas o reconhecimento dele como pessoa e como profissional faz toda a diferença! Óbvio que o reconhecimento financeiro é extremamente importante, uma empresa que não opere no valor de mercado perderá seus melhores funcionários. Mas em relação à motivação não é fundamental e existem índices muito bons que comprovam o que eu digo.

O profissional pressionado pelas responsabilidades que lhes são outorgadas pelo cargo que ocupa tende a se sentir coagido e sem esperança de ver seu trabalho legitimado. Isto, comumente, o deixa inseguro, insatisfeito e desmotivado. O resultado é que passa a super valorizar os pontos negativos das questões que envolvem seu emprego em detrimento dos positivos, chegando mesmo a considerar  que esteja sofrendo algum tipo de perseguição. É claro que essa situação se reverterá em conflitos que muitas vezes não são definidos e só aumentam de dimensão com o passar do tempo. A Mediação foca nessa definição e no estabelecimento do diálogo entre liderados e líderes que formam a equipe. Assim a comunicação flui de forma a promover maior engajamento de todos os envolvidos, afinal o entendimento entre eles é restabelecido e se fortalece. A liderança é trabalhada a fim de que o chefe, patrão ou qualquer cargo hierárquico superior compreenda o papel de um verdadeiro líder que é, acima de qualquer coisa, compreender, respeitar e promover seus liderados. Havendo o reconhecimento por parte do líder a motivação representada pelo prazer de atuar junto a ele é uma consequência que se impõem naturalmente aos liderados.  O desempenho profissional da equipe se eleva consideravelmente quando todos compreendem que a empresa é uma engrenagem onde todas as peças são igualmente importantes, pois o mau funcionamento de uma compromete o resultado de todos. Também o ambiente profissional se transforma a partir da valorização do papel de cada um no bom desempenho da empresa.

O treinamento em Mediação Corporativa promove uma verdadeira reestruturação pessoal, profissional e de equipe. Dessa forma, todos os envolvidos se revigoram, valorizando os pontos positivos do emprego e cargo que possuem.

Uma comunicação eficaz é o ponto de partida para o progresso profissional e ascensão de qualquer empresa!

2011-02-23T17:15:42+00:00
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