fbpx

O que está acontecendo com os nossos galãs?

Por Suely Buriasco

 suelyO universo feminino tem sido ao longo dos anos, povoado por personagens de filmes e novelas que encantam por sua beleza e elegância; são homens atraentes que provocam fantasias. Até mesmo nos livros, onde a imagem do galã é criada mentalmente, a ilusão provoca suspiros.

O fato é que o sucesso do personagem, ou seja, o que realmente o faz se tornar um galã é a forma como ele agrada o público em geral, muito especialmente, o público feminino. Então, entre as muitas transformações que nos são sugeridas, estamos sendo apresentados a um novo tipo de galã, ou galã às avessas.

Porque estou nesse devaneio? Vamos lá; quem são os galãs do momento?

Christian Grey de “Cinquenta Tons de Cinza” é um homem marcado por traumas intensos. O que promete ser um romance erótico mostra, na verdade, uma ligação doentia e bizarra. E, a menos que você aprecie sadomasoquismo, vai sentir que a mulher é banalizada e desrespeitada, aliás, a história é uma apologia à agressão da mulher! Ou seja, buscam romantizar um cara totalmente problemático, controlador e possessivo.

E tem o comendador José Alfredo, personagem que Alexandre Nero está vivendo, com muita competência, na novela global do momento. O cara construiu um império em cima de um monte de atrocidades; traiu o irmão que o acolheu, não respeita a família, mantêm uma relação de ódio com a companheira de tantos anos que, afinal, combina muito bem com a maneira como ele construiu a própria vida. Isso tudo combinado com o relacionamento com a amante que está mais para uma bonequinha de louça. Então é esse o “novo galã”?

Fico pensando na confusão de valores que deve passar pela cabeça de muitos homens: será que para fazer sucesso com as mulheres tem que ter poder, dinheiro e caráter duvidoso?

No entanto, não é essa a realidade que eu deflagro todos os dias. O que vejo são pessoas que sofrem ao extremo, são mulheres traídas, violentadas de variadas formas e que passam por todo o tipo de constrangimento e desrespeito, independente da classe ou status social que ocupam. O fato é que esse novo modelo de galã, embora todo o sucesso, não preenche qualquer requisito para a satisfação verdadeira. E o pior é que muitas mulheres estão se deixando atrair.

Então, fica a dica:

O que você cria na mente é o que se transforma na sua realidade.

2015-02-25T14:32:22+00:00
WhatsApp chat