Nada ao que se refere ao ser humano pode ser generalizado e os relacionamentos refletem a forma como cada um se manifesta e, portanto, também são especiais. Dai a complexidade das relações humanas, principalmente ao que se refere ao relacionamento amoroso. O que se pode afirmar é que nesse universo gravitam muitas possibilidades e que ser feliz, construindo um relacionamento saudável e duradouro é, sem qualquer dúvida, é uma delas. Algumas dicas podem ser úteis para reflexão de como construir relacionamentos assim:
1- Aceite as diferenças
Você não pode mudar a forma como o outro entende uma questão e se posiciona, então aprenda a lidar com as diferenças e deixe de exigir que o seu ponto de vista prevaleça. Não menospreze opiniões, crenças e conceitos só porque você não concorda com eles.
2- Promova acordos
Para que um relacionamento funcione de forma harmônica é preciso que os pares estejam dispostos a negociar seus interesses, através de acordos que satisfaçam a ambos. Se só uma parte cede e não se busca reconhecer a vontade dos dois, então a relação adoece e perde o viço. Fazer acordos, através do diálogo sincero, de forma que cada um expresse seus sentimentos é a forma mais segura de construir verdadeiras alianças.
3- Cultive a admiração
Com o passar do tempo as pessoas parecem se acostumar com as qualidades do outro, evidenciando apenas o que considera negativo na sua personalidade e ações. Faça o caminho contrário, tenha sempre em mente o que você admira em seu parceiro e leve isso em consideração, principalmente diante do que lhe desagrada.
4- Demonstre sentimentos
A autenticidade é fundamental para a saúde do relacionamento, mas muitas pessoas se equivocam na maneira de se expressar. Emburrar e se envolver em mágoas, por exemplo, não é uma forma eficaz de mostrar insatisfação. Fale e manifeste sentimentos não para atacar, mas para procurar o entendimento. Demonstre claramente seus sentimentos, através de palavras e atos, lembrando que cada pessoa tem forma própria de compreensão. Não acredite que seus sentimentos sejam óbvios; expresse dificuldades e, principalmente, seu amor de forma contínua.
5- Cuidado com a rotina
O ser humano vive através de rotinas que estabelece ao longo do tempo, isso é natural, mas exige muito cuidado, principalmente porque afeta outras pessoas. Na vida a dois, como o nome já sugere, as rotinas precisam ser planejadas de forma conjunta, para que nenhum se sinta prejudicado ou sobrecarregado. A vontade de ambos deve imperar na forma como dividem os afazeres, diversões e etc. Mas mesmo sendo assim o elemento surpresa tem efeito renovador nas relações, então, assim como construir rotinas, quebrá-las também é essencial.
Relacionamentos duradouros e felizes não têm nada a ver com sorte, ao contrário do que se diz por ai, não se trata de uma loteria. O que os torna possível é a disposição e o empenho de ambos para fazer manter os bons sentimentos e fortalecer os laços que unem um ao outro.
“Felizes para sempre” é mais do que uma possibilidade; é uma edificação a dois!