Autoestima não se compra, aluga ou doa, há que se desenvolver por si mesmo. Não depende de aparência e não tem relação com nada que é exterior. Uma pessoa bem resolvida é aquela que busca autoconhecimento, enfrenta as dificuldades com bom ânimo e disposição, não se abala diante de julgamentos alheios e segue dando de si o melhor.
Algumas características são marcantes em pessoas assim:
- Gratidão
Pessoas bem resolvidas são gratas porque priorizam o que há de bom na vida. Sempre conseguem tirar algum ensinamento e experiência até das situações mais difíceis e agradecem pelo aprendizado.
- Perdão
Quem sabe de si tem maior facilidade de entender as falhas alheias, pois reconhece que a imperfeição é comum a todo ser humano. Assim, dispõe-se a perdoar os outros e se livra das amarras das emoções destruidoras.
- Responsabilidade
Faz parte da personalidade esclarecida não se vitimar e não procurar culpados nos reveses que se sucedem. Ao invés disso buscam refletir sobre como poderiam ter feito melhor, assumem suas responsabilidades e buscam a solução.
- Gentileza
Pessoas seguras de si são sensíveis, acolhedoras e gentis. Têm alegria em reconhecer os esforços alheios e, por isso, gostam de elogiar e parabenizar os feitos que consideram positivos nas pessoas com as quais convivem.
Todos passamos por momentos de insegurança, mas a forma como enfrentamos as intempéries é que nos distingue e fortalece.
- Positividade
Não se deixam manipular por pensamentos e comentários negativos. Discutem ideias e não pessoas, sempre buscando a melhor ótica. Pessoas esclarecidas não se envolvem em assuntos obscuros e têm a autenticidade como ponto forte. São naturalmente educadas e bem humoradas.
- Altruísmo
Quem tem segurança em si mesmo não tem medo de compartilhar conhecimento, ao contrário, tem alegria em poder ser útil em todos os sentidos. Preocupa-se com o bem estar alheio e tem sempre algo bom a dizer e fazer por seu próximo.
É importante notar que ninguém é 100% bem resolvido o tempo todo, por isso a importância da busca constante de autoconhecimento e de métodos para a melhoria contínua das próprias habilidades. Todos passamos por momentos de insegurança, mas a forma como enfrentamos as intempéries é que nos distingue e fortalece.