fbpx

Como se livrar dos relacionamentos “âncora”

Suely Buriasco

Já ouviu essa máxima popular: “Antes só do que mal acompanhado”? Eu considero uma grande verdade, mesmo levando em consideração que precisamos viver em sociedade. O problema é quando existe a crença: “Melhor com ele(a) do que sozinho(a)”, porque ai a pessoa se anula, aceita o inaceitável e mendiga por um pouco de atenção.

Pessoas que têm prazer de nos colocar para baixo, que não suportam nossa alegria, que têm sempre uma palavra desmotivadora e buscam por alvo nossas fraquezas não merecem a nossa presença, muito menos, desfrutar do nosso convívio. Pessoas “âncora” precisam ser identificadas o quanto antes para que nos protejamos de suas influências nefastas.

Preste atenção em algumas dicas para se livrar de pessoas assim:

  1. Olho na autoestima

Apenas pessoas que não sabem o próprio valor aceitam ser depreciadas. Faça uma autoanálise e veja se tem agido de acordo com as suas crenças e valores. Se você tem aceitado conviver com pessoas desmotivadoras, seja na vida pessoal como na profissional, inicie imediatamente um trabalho de melhorar a sua autoestima. Somente alguém que não se considera merecedor do melhor para a própria vida mantém-se preso a uma “âncora”.

  1. Imponha limites

Se você tem consciência de seu valor não permita que nada e nem ninguém o faça se sentir menor. Lembre-se que as pessoas só fazem com você o que você permite. Tome as rédeas da sua vida e imponha limites às influências externas. Compreendo que você não quer viver sozinho(a), mas soltar-se de pessoas negativas farão com que você encontre companhias mais satisfatórias. Acredite que é a sua mente que cria o seu mundo e coloque-se, imediatamente, na função de edificar relacionamentos “balão”, ou seja, que elevem e valorizem você.

  1. Tome distância

Muitas vezes impor limites não é o bastante para soltar-se das amarras que prendem você ao ostracismo de si mesmo. Melhor então é tomar o máximo de distância possível de quem o empurra para baixo. Nem sempre isso é fácil, principalmente quando se trata de um familiar ou colega de trabalho, por exemplo. Em casos assim é essencial que se desenvolva distância emocional, pela qual todos os laços se rompam e a pessoa não consiga mais influenciar você.

Seja cortês, educado e gentil com todas as pessoas, mas escolha com cuidado as que merecem conviver com você e ter ascendência na sua vida.

2017-02-13T19:49:06+00:00
WhatsApp chat