fbpx

Arquivos Mensais: março 2012

26 03, 2012

Suely Buriasco lançará livro na Fnac Paulista

2012-03-26T20:34:58+00:00
  • Por Suely Buriasco

Como educadora tive sempre a concepção que tudo na vida pode ser aprendido pela assimilação e empenho. A Mediação de Conflitos ampliou ainda mais essa visão fazendo-me entender que também é possível aprender a se relacionar melhor com nossos semelhantes e que para tanto existem técnicas didáticas muito eficazes. Isso passou a fazer toda a diferença na minha vida!

Em meu primeiro livro “Uma fênix em Praga” já me aventurei por esse caminho de reflexões sobre a complexidade dos relacionamentos, principalmente no afetivo a dois, pois, as cobranças aumentam a dificuldade de compreender o outro. O que aprendi com a troca de ideias com os leitores que se identificaram com a estória ajudou-me sobremaneira no atendimento aos casais como mediadora de conflitos. O ser humano é muito rico e tem sempre algo a ensinar!

Iniciei a prática da Mediação de Conflitos na Promotoria do Fórum de Santana em São Paulo, depois na Vara de Família no Fórum de Ponta Porã. Com o tempo e os ótimos resultados apresentados por essa nova alternativa de solução de conflitos, passei a ministrar cursos de formação de novos mediadores, além de palestras e conferências sobre o tema em universidades, tribunais e instituições de classe. Com a difusão dos benefícios da mediação também tenho trabalhado em atendimento extrajudicial em meu escritório.

Entretanto, havia em mim um sentimento de incompletude por observar que os casais que são encaminhados ou que buscam a mediação chegam envoltos em mágoas profundas e que o objeto da divergência, normalmente guarda de filhos e divisão dos bens, encobrem, na verdade, grande dor de um relacionamento mal resolvido.  Então eu pensei, porque não escrever um livro com uma abordagem simples e clara dos métodos utilizados na mediação para melhorar o diálogo e resolver os impasses? Dessa forma, as pessoas poderiam refletir sobre as dificuldades em seus relacionamentos e as soluções possíveis por elas próprias e, quem sabe, evitariam o sofrimento de um processo judicial.

Assim a ideia tomou corpo e se transformou no livro: Mediando Conflitos no relacionamento a dois que será lançado, dia 16 de abril, na Fnac da Av. Paulista em São Paulo, pela Novo Século Editora.

Sabe aquele sentimento de incompletude a que me referi? Continuará a existir porque sou uma pessoa em construção que acredita no poder humano de superar-se e crescer sempre. Mas, com certeza, ao passar esse livro às mãos dos leitores, sinto que cumpro mais uma etapa importante na minha função de facilitar diálogos e promover entendimento nos relacionamentos!

 

 

 


Suely Buriasco lançará livro na Fnac Paulista2012-03-26T20:34:58+00:00
25 03, 2012

Exporã

2012-03-26T19:04:38+00:00

* Por Suely Buriasco

Ponta Porã é uma cidade em que a atividade agropecuária se desponta, assim não surpreende que a Exporã – Exposição Agropecuária de Ponta Porã, seja considerada a maior festa dessa fronteira, movimentando não somente os que trabalham no ramo, como toda a sociedade local e da região.

Para muitos é a oportunidade de grandes negócios que fortalecem suas atividades, envolvendo a exposição e venda de animais, maquinários agrícolas, automóveis e etc. Para outros uma oportunidade de prestigiar os shows, leilões, rodeios ou apenas passear observando os animais e levando suas crianças ao parque de diversão. Indiscutivelmente uma festa de muitos atrativos!

O que faz a identidade de um povo é a sua história e, dessa forma, a Exporã tem grande participação no centenário de Ponta Porã. Andar pelas ruas do parque é reviver toda a evolução dessa cidade, é relembrar a luta das muitas pessoas que ali trabalharam e constatar o empenho dos trabalhadores atuais. Para mim, em especial, é reviver momentos de grande alegria onde um personagem se destaca: meu querido sogro, Alcindo Pereira. Impossível não associar a sua imagem aos detalhes de cada construção; não é por menos que seu nome foi imortalizado nesse parque na gestão do Dr. Alfredo Abdala: “Parque de Exposições Alcindo Pereira”.

Obviamente e até porque ninguém constrói nada sozinho, muitos foram os associados que colaboraram com cada tijolo ali colocado e que merecem todo o respeito e gratidão de nossa sociedade. Foram, junto ao Sr. Alcindo, verdadeiros desbravadores nessa luta a favor da classe agropecuária, podendo citar os senhores. Armando Derzi, Jango Cardinal, Moacir Belmonte de Souza, João Portela Freire, Ramão Ney Magalhães, José Carpes, Francisco Byron Medeiros, José Alves, Flávio Derzi e José Paes. Além de outros expoentes da agropecuária local. Pessoas que não só construíram o presente, mas edificaram a continuidade de seus trabalhos para o futuro, pois, incentivaram as novas gerações a perseverarem nessa luta. Então, com profunda admiração nomeio as jovens lideranças do Sindicato Rural de Ponta Porã: Jean Pierre Paes Martins, meu cunhado Miguel Dorneles Pereira, Marcos de Jesus Martins Almirão e André Cardinal Quintino. Esses “meninos – grandes homens” que dão ânimo novo a essa diretoria na qual se desponta igualmente lideranças mais experientes como o Sr Abílio Furtado de Lima, Sr. Ivo Cherin, Paulo Cardinal entre outros. O fato é que ao reviver o passado e constatar o presente tenho a absoluta certeza que o Sr. Alcindo estaria muito orgulhoso e feliz com o resultado de seu trabalho junto à classe pela qual tanto se dedicou.

É assim que a 38* Exporã cumpre o seu papel na história do sindicato que se confunde com a história de muitas famílias, bem como da cidade de Ponta Porã. Parabéns a todos os responsáveis pelo sucesso de mais essa empreitada!

 

 

 

 

Exporã2012-03-26T19:04:38+00:00
12 03, 2012

Curso de Mediação de Conflitos – Abordagem Transformativa Reflexiva

2012-04-24T23:04:25+00:00

 

No sábado, dia 28 de abril, Suely Buriasco ministrará aula inaugural do curso de Mediação de Conflitos – Abordagem Transformativa Reflexiva, em Ponta Porã.

Participe, tire suas dúvidas e saiba mais sobre essa importante especialização!

Com duração de 60 horas acontecerá um sábado por mês, durante cinco meses.
O curso será organizado pela Central de Cursos de Ponta Porã em parceria com a POPULUS Consultoria, cursos e treinamentos da cidade de São Paulo – SP.
Mais informações: (67) 3431-8045

O endereço é Avenida Brasil, 2874 – 2º andar – sala 9

Curso de Mediação de Conflitos – Abordagem Transformativa Reflexiva2012-04-24T23:04:25+00:00
12 03, 2012

Curso de Mediação de Conflitos em sua cidade

2012-03-12T20:41:48+00:00

Suely Buriasco tem viajado o país levando o curso de Mediação de Conflitos para turmas fechadas.

A Mediação é a expressão da crença na capacidade do indivíduo de criar e gerar espaços sociais onde o diálogo é a ferramenta substitutiva à selvageria, possibilitando um amadurecimento para o convívio em sociedade.

Objetivos do Curso:
•    Oferecer recursos para o manejo de conflitos entre partes que tenham uma relação continuada no tempo.
•    Desenvolver o conhecimento teórico da abordagem transformativa reflexiva da Mediação.
•    Capacitar mediadores baseado na mudança de paradigmas e na reflexão.
•    Propor uma nova maneira de interação social.
•    Ampliar o campo da prática profissional.

PROGRAMA:
•    Fundamentos teóricos e ferramentas práticas de cada etapa da Mediação.
•    Conceito de conflito e seu manejo.
•    Postura ética e habilidades do mediador.
•    Diferentes campos de prática.
•    Participação em situações simuladas.
•    Grupos autogeridos
PÚBLICO ALVO:
•    Profissionais de todas as áreas
•    Requer curso superior

Você gostaria de levar o curso de Mediação de Conflitos para a sua cidade?
Entre em contato pelo e-mail sburiasco@gmail.com

Curso de Mediação de Conflitos em sua cidade2012-03-12T20:41:48+00:00
7 03, 2012

Amizade entre homem e mulher é possível?

2012-03-07T17:33:14+00:00

Suely Buriasco foi consultora em uma matéria para o UOL Estilo e Comportamento sobre a amizade entre homens e mulheres. Clique na imagem para ler na íntegra.

 

 

Amizade entre homem e mulher é possível?2012-03-07T17:33:14+00:00
6 03, 2012

Mulher – Quem é você?

2021-02-28T23:17:24+00:00

Acredito no poder das datas comemorativas para levantar reflexões que com o passar do tempo, acabam sendo preteridas. Lembrar a origem do dia 8 de março é reverenciar mulheres fortes, de luta e que não se deixam abater!

A mulher tem conseguido a cada dia vencer preconceitos e impor-se numa sociedade que guarda ainda predominantemente machista. Ser mulher nunca foi tarefa fácil, as tarefas se multiplicaram com as conquistas. Diante de tantas dificuldades é preciso analisar uma questão básica:

_ Mulher, você tem se realizado como é e da maneira como vive?

A maior aspiração do ser humano é ser feliz. Já nos apresentaram inúmeras fórmulas para a felicidade, no entanto sem o autoconhecimento é impossível encontrá-la, pois, a felicidade é relativa a cada um. Assim, nada mais recomendável na comemoração desse mês dedicado as mulheres, que procurarmos respostas sobre nós mesmas.

Mulher: quem é você? Do que gosta? O que quer para ser feliz?

Parece fácil, mas às vezes, é muito complicado encontrar respostas seguras para questões tão íntimas, no entanto, vale à pena. Pessoas que não são acostumadas a ouvir a si mesmo apresentam grande grau de insatisfação na vida, afinal como encontrar o que desejam se nem mesmo sabem o que é?

Escuto muito: “queria virar a mesa, largar tudo e só fazer o quero” – Então eu pergunto: e isso a faria feliz? – Normalmente, mesmo que de forma relutante, ouço: ”Não!” Então porque perder tempo com esses pensamentos? É importante definir prioridades no que realmente desejamos e ai sim focar nossa energia e vontade. Mas se dar um basta pode nos realizar, vamos lá! Todavia é bom lembrar que as coisas conquistadas de forma paulatina são sempre mais seguras, porque são analisadas com maior cuidado e atenção.

O conhecimento de si mesmo é o caminho para uma vida plena, um estágio onde saibamos definir o que queremos para nossas vidas e a partir dai traçar objetivos mais seguros. Claro que esse é um processo lento; não acontecerá do dia para noite, até porque sendo almas em construção estamos sempre mudando e somando aquisições que podem alterar o rumo de nossos desejos.

O importante é estarmos sempre atentas a nós mesmos e que não deixemos que nada, nem ninguém seja maior do que a nossa vontade de nos autoconstruirmos na busca da plenitude como mulher e como ser humano.

 

Mulher – Quem é você?2021-02-28T23:17:24+00:00
WhatsApp chat