fbpx

O Outro Lado da Violência!

Frente a tantos atos hediondos, onde famílias são devastadas pela dor, perda e tragédias imensas, a sociedade se sente insegura e assustada. Seqüestros, homicídios, passionalidade e condutas outras que chocam ora pela frieza, ora pela falta de racionalidade. Cada vez mais as pessoas tentam se proteger como podem, mas, infelizmente, crimes acontecem a todo o momento, até mesmo no seio da própria família.

Diante de constantes demonstrações da violência que assola o mundo, eis que surgem as mostras claras de que mesmo em contato com o mal é possível e totalmente humano que o bem se faça em proporções muito maiores, com implicações amplamente significativas. É o caso de pessoas que diante de tragédias imensas conseguem manter seus valores e crenças, expondo-as publicamente, contribuindo para o consolo de tantas outras que vivenciam tragédias semelhantes. Essas são pessoas que provam a sua fé e sua real aspiração do bem de forma segura e vigilante, através de exemplos edificadores. Não a fé exclusiva e cega que divide os homens, mas a fé raciocinada que esclarece e fortalece. Elas nos atestam que é possível perdoar e desta forma efetivar a caridade com a restauração de sentimentos nobres, sem perder o foco no desejo de justiça. São pais que perderam seus filhos de forma trágica e inexplicável que se mobilizam em ONGs, ou que vêm a público declarar seu perdão a fim de levar consolo a outros pais que passam pelo mesmo sofrimento.  Sim, porque o perdão é sempre um grande alento! Esses seres humanos demonstram a grandeza pela qual podem transformar suas dores, até as mais intensas, pela vontade de querer beneficiar outros seres humanos, mesmo sem os conhecer. Almas capazes de inspirar o desejo de fazer a nossa parte em relação à evolução desse mundo para que esses crimes sejam extirpados de nossa sociedade. Almas que nos certificam de que a justiça é totalmente possível, sem gerar nova cadeia de crueldades e impetuosidades. Elas nos fazem refletir sobre como nosso mundo tem reagido há séculos, violência por violência, e nos levam a concluir que definitivamente esse método não deu certo. Pessoas que merecem o nosso respeito não apenas pelo sofrimento vivenciado, mas, principalmente, pela forma como conduzem suas vidas apesar dele.

É preciso que cada vez mais pessoas compreendam que nosso mundo precisa encontrar novas formas de lidar com a violência, transformando velhos paradigmas de vingança e punição. Utopia? Os exemplos citados respondem por si mesmos!

Suely Buriasco

2010-11-16T15:39:40+00:00
WhatsApp chat