Todo comportamento é influenciado pelo significado que as pessoas dão a um acontecimento, o que equivale dizer que importa menos o que aconteceu e mais o que a pessoa sentiu daquele acontecimento.
Segundo o bestsller internacional “Disciplina Positiva em sala de aula” dos escritores Jane Nelsen, Lyonn Lott e H. Stephen Glenn: “Quando os alunos acreditam que não são aceitos eles geralmente escolhem um dos Quatro Objetivos Equivocados de Comportamento:
- Atenção indevida
- Poder mal dirigido
- Vingança
- Inadequação assumida”
Penso que esse estudo não se aplica apenas às crianças. A motivação para um mal comportamento está alinhada com o desencorajamento causado por necessidades não atendidas.
O psicólogo Abraham Maslow foi precursor da Psicologia Humanista e é considerado por muitos estudiosos o grande inspirador da moderna Psicologia Positiva. Segundo ele as necessidades humanas se dividem em níveis como de uma pirâmide, vão dos mais básicos ao mais elevado responsável pela autorrealização humana:
Nível 1) Necessidades fisiológicas: Representam as necessidades inatas, como alimentação, sono, abrigo.
Nível 2) Necessidades de segurança: envolvem a estabilidade básica relacionada com a segurança física, recursos financeiros, família e de saúde. Todo ser humano tem necessidade de proteção e de se sentir seguro.
Nível 3) Necessidades sociais: são as necessidades relacionadas à afiliação, à vida social, afeição, aprovação e associação, de relacionamento e contatos.
Nível 4) Necessidades de estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia. A satisfação dessas necessidades conduz a sentimentos de autoconfiança, valor, força, prestígio.
Nível 5) Necessidades de autorrealização: são as necessidades humanas mais elevadas. É o que chamamos de necessidades do ser. Elas levam cada pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e a se desenvolver continuamente como ser humano ao longo da vida. Relaciona-se ao crescimento e aprendizado.
Necessidades não atendidas causam desconfortos que, geralmente, motivam comportamentos inadequados ou infelizes. A questão é que nem sempre as pessoas observam quais são essas necessidades para atende-las antes de agir inadequadamente. Essa observação é o cerne da questão comportamental e, portanto, deveria ser melhor apreciada tanto nas crianças, que são nossas responsabilidades, quanto em nós mesmos como adultos que buscamos ampliar continuamente a consciência na busca da autorrealização.
Suely Buriasco
Mediadora e Coach